quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Brasil é o 8º país com mais suicídios do mundo

Brasil é o 8º país com mais suicídios do mundo

Índia lidera lista da Organização Mundial da Saúde; Jaú registrou 20 suicídios entre 2014 e 2016
Entre janeiro de 2014 e maio de 2016, 20 suicídios foram registrados em Jaú. No mesmo período, 127 ocorrências de tentativas de suicídios foram contabilizadas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo. Em dois anos e meio, o número de suicídios caiu na cidade, contudo, o Brasil ainda ostenta o título de oitavo país do mundo com mais ocorrências dessa natureza, segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado em 2014, mas relativo a 2012. 
O estudo apontou que cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio todos os anos no mundo – 11,4 mortes para cada 100 mil habitantes. Em 2012, foram registradas 11.821 mortes no Brasil, sendo 9.198 homens e 2.623 mulheres, com taxa de seis para cada grupo de 100 mil habitantes. O primeiro país da lista é a Índia, com 258 mil óbitos (veja quadro). 
O problema de saúde pública pode ser ocasionado por diversos motivos. “Se olharmos em termos relativos, nossos índices não são os piores, mas há um alerta, pois tem subido a cada ano. De forma geral, o suicida não consegue lidar com algumas emoções que se acumulam internamente”, afirma a voluntária Adriana Rizzo, do Centro de Valorização da Vida (CVV). A associação civil sem fins lucrativos presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio (leia texto). 
Outro fator preocupante desse alto índice no Brasil é que o serviço de saúde pública para tratamento psiquiátrico é ineficiente, de acordo com o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Antonio Geraldo da Silva. A ABP tem a cartilha “Informando para Prevenir”, voltada para profissionais de saúde, que busca ajudá-los a reconhecer a concepção suicida e o risco no paciente, pois 80% das pessoas que tiram a própria vida foram a uma consulta médica, com um médico não psiquiatra, pelo menos um mês antes de sua morte.  
Apoio

Família e amigos podem fornecer apoio às pessoas com tendências suicidas e prevenir tais ocorrências. De acordo com a psicóloga Beatriz Valenzola Frassão, é na convivência familiar que poderá ser notado algo de diferente com algum membro da família. “Diante dessa percepção de conflito emocional, sinais de sofrimento e mudança de comportamento que é necessário agir na busca rápida de profissionais especializados, como psiquiatra e psicólogo”, comenta. A psicoterapia auxiliará o indivíduo a ampliar as perspectivas de solucionar os conflitos e, assim, descobrir outras formas de lidar com as situações. 
FONTE: http://www.comerciodojahu.com.br/noticia/1351201/brasil-e-o-8º-pais-com-mais-suicidios-do-mundo


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...