quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Depressão, a dor da alma - TV Brasil





Como diferenciar o transtorno depressivo de uma tristeza profunda? Como a depressão se manifesta quimicamente no corpo humano? Por que duas pessoas podem viver uma mesma situação de dor e apenas uma delas desenvolver depressão?
Ioga – terapias alternativas ajudam a amenizar os efeitos da depressão.Ioga – terapias alternativas ajudam a amenizar os efeitos da depressão.
"Quando eu entendi que tinha melhorar o meu estilo de vida, (...) fui fazendo várias mudanças pra ter uma vida mais saudável", relata Viviane Vaz, que criou um blog com dicas para combater a bipolaridade."Quando eu entendi que tinha melhorar o meu estilo de vida, (...) fui fazendo várias mudanças pra ter uma vida mais saudável", relata Viviane Vaz, que criou um blog com dicas para combater a bipolaridade.A doença que atinge uma em cada quatro pessoas no mundo, segundo dados da 
Organização Mundial de Saúde, pode levar à morte. "A depressão é a maior causa de suicídios. No Brasil, nós temos 12 mil suicídios por ano", alerta o presidente da Associação Brasileira de PsiquiatriaAntônio Geraldo da Silva.
Como a depressão afeta os familiares e amigos de vítimas fatais da doença? Em 2013, o baixista da banda Charlie Brown Jr., conhecido como Champignon, faleceu aos 35 anos por causa da depressão, deixando a esposa – a cantora Cláudia Bossle –, então grávida de 5 meses. "Não cabe só a médico, psicólogo, enfermeira. Cabe a todos da sociedade. As pessoas precisam saber como prevenir, como ajudar", destaca Cláudia Bossle.
"A gente precisa se preparar porque, em alguma época da vida, a gente vai perder alguém que a gente ama", diz a cantora Cláudia Bossle, explicando que um dos motivos da depressão do marido, Champignon, foi a perda do amigo Chorão, ambos músicos da Banda Charlie Brown Jr."A gente precisa se preparar porque, em alguma época da vida, a gente vai perder alguém que a gente ama", diz a cantora Cláudia Bossle, explicando que um dos motivos da depressão do marido, Champignon, foi a perda do amigo Chorão, ambos músicos da Banda Charlie Brown Jr.
A depressão pode estar associada a outras doenças, como o transtorno bipolar, em que o portador oscila entre fases de profunda depressão e de euforia. A engenheira Viviane Vaz recorreu a vários tratamentos para estabilizar os impulsos e hoje ajuda outros pacientes a controlar a bipolaridade.
A depressão pode se manifestar em diversas etapas, da infância à terceira idade. Celebridades, como humorista Chico Anysio, admitem ter tido uma vida mais produtiva porque romperam com o preconceito e buscaram o apoio de psiquiatras e psicólogos. Da eletroconvulsoterapia, passando por medicamentos antidepressivos, sessões de psicologia até a acupuntura, ioga, jardinagem danças circulares…. Cada um com sua forma de pôr fim à chamada “dor da alma.”
Reportagem: Flavia Peixoto
Imagens: Sigmar Gonçalves
Auxiliar: Edivan Viana
Produção: Tiago Bittencourt, Mariana Fabre Kamila Braga
Edição de texto: Patrícia Araújo
Edição de imagem e finalização: Henrique Corrêa André Eustáquio
Arte: Dinho Rodrigues Antônio Trindade
http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem/episodio/depressao-a-dor-da-alma

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...