sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Senador Aécio Neves apoia criminalização da Psicofobia

Senador Aécio Neves apoia criminalização da Psicofobia



A campanha da ABP para aprovação da emenda que criminaliza a Psicofobia ganhou mais um aliado: o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Em audiência realizada na tarde do dia 21/11 no Senado Federal, em Brasília, o parlamentar mineiro recebeu com preocupação os dados sobre a saúde mental do brasileiro apresentados pelo presidente da ABP, Antônio Geraldo da Silva, que mostram que atualmente 46 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de transtorno mental. Sensibilizado com o quadro, o senador disse que “diante da grande preocupação da saúde pública, a proposta da Associação Brasileira de Psiquiatria tem o seu total apoio.”

Em defesa à emenda apresentada pelo senador Paulo Davim (PV-RN) ao projeto que reforma o Código Penal, Antônio Geraldo esclareceu ao senador tucano que, apesar de ser uma questão discriminatória, a Psicofobia vai mais além e chega a falta de leitos psiquiátricos e a ausência do Estado na garantia da excelência do atendimento aos doentes mentais. “Hoje vivemos um cenário preocupante onde o doente mental é marginalizado pela sua condição patológica o que torna difícil, e muita vezes inacessível, o acesso ao tratamento, cronificando a doença”, completou.

Aécio Neves recebeu do presidente da ABP, o vídeo gravado pelo humorista Chico Anysio (falecido) em que definiu como ‘criminoso’ o preconceito contra as doenças mentais. “Achar que ir ao psiquiatra ainda é coisa de maluco, é retrato do preconceito. Depressão é uma coisa, maluquice é outra”, disse Chico na última entrevista gravado antes do falecimento.

Sempre presente – O senador Paulo Davim, autor da proposta de emenda ao projeto de reformulação do Código Penal também esteve presente à audiência entre Antonio Geraldo da Silva e o parlamentar mineiro. Ele disse que a peregrinação da ABP aos gabinetes do Senado está surtindo um efeito excelente e engrossando a corrente de apoio a aprovação da emenda. “Estamos num período fundamental de convencimento e nada melhor do que contar com a ABP nesse trabalho porque é exatamente a instituição que tem os números e os argumentos irrefutáveis para mostrar a real situação em que estão sendo submetidos os doentes mentais”, completou.
Associação Brasileira de Psiquiatria
FONTE: http://www.anmp.com.br/umamidia.php?idn=3574.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...