quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Saúde mental para viver melhor

Saúde mental para viver melhor


Em 10 de outubro é lembrado o Dia Mundial da Saúde Mental. E, nos embalos da semana dedicada ao Dia do Servidor Público, 28 de outubro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) promoveu nesta terça-feira (23) um talk-show sobre o tema.

Para esclarecer dúvidas, o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Antônio Geraldo da Silva e a psicanalista Meire Marizie, participaram do evento que teve como mediador o secretário de Comunicação Social do STJ, o jornalista Armando de Araújo Cardoso.

A psicóloga Meire Marizie, seguindo a linha do psicanalista Sigmund Freud, avalia que para se ter uma boa saúde mental é preciso amar e trabalhar bem, e aponta o caminho para se atingir esse ideal.

“Para alguém ser capaz de amar e trabalhar bem, ela necessita de todo um trabalho de lidar diariamente com seus conflitos internos, com seus conflitos externos, com todas as dificuldades da vida, para poder ter energia vital, energia libidinal para investir no outro; para olhar para o outro e reconhecer nele a sua própria humanidade. Então, isso exige um trabalho interno muito grande. Isso significa que esse sujeito criou defesas e mecanismos flexíveis que dão a ele essa capacidade, que faz com que ele deixe de olhar para seu próprio umbigo e seja capaz de olhar ao seu redor”.

Segundo o psiquiatra Antônio Geraldo, 45 milhões de brasileiros sofrem com algum transtorno mental, a exemplo da depressão. O médico alerta que qualquer pessoa está sujeita a enfrentar o problema, mas algumas dicas simples podem afastar essa possibilidade.

“A dica para se ter uma boa saúde mental é ter uma boa qualidade de vida. É importante que você tenha uma vida que não entre no ponto do estresse, de romper com aquilo que é o suporte pessoal – e cada um tem um nível de suporte pessoal - mas se tem fatores protetores: dormir em horários regulares; acordar em horários regulares; alimentar-se bem – quanto mais se alimentar de frutas, verduras, é melhor, porque você vai ter uma melhor qualidade de vida, uma melhor relação com seu próprio corpo; atividade física diária, isso é extremamente importante, mesmo que seja por trinta minutos”.

O psiquiatra acredita que essa ação promovida pelo Tribunal da Cidadania pode render resultados ainda mais positivos.

“Essa iniciativa vem de encontro à vanguarda do que se pode fazer na área de Saúde, na área Ocupacional e na área do que se pode fazer para todos os colaboradores de qualquer empresa. E o STJ está na frente com isso. E o servidor precisa aprender para que ele possa multiplicar na sociedade. E, aí, é que nós vamos de encontro à realização de um mundo melhor: um mundo melhor dentro do STJ e um mundo melhor fora do STJ”.

Para o secretário de Comunicação, Armando Cardoso, o encontro atingiu o objetivo planejado de levar conhecimento aos participantes, que também puderam conferir o debate pela intranet.

“É um assunto bastante palpitante, complicado até de se lidar. E acho que realmente atingiu o objetivo, que era mostrar ao público-alvo, que são os servidores do STJ, que a gente precisa se cuidar. E eu torço para que nós tenhamos novas iniciativas nesse sentido”.

A Semana do Servidor do STJ vai até o dia 26 de outubro, com muitas informações, arte, diversão, cultura e música.

Autor(a):Coordenadoria de Rádio/STJ
Fonte: http://www.stj.jus.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=448&tmp.texto=107465

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...