sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Depressão - Teoria e Clínica




Resumo:

Depressão: teoria e clínica apresenta aos leitores uma visão científica e clínica desse diagnóstico complexo e prevalente.

Os organizadores reuniram destacados pesquisadores e estudiosos brasileiros que abordam, em linguagem acessível, temas como o conceito de depressão, dados epidemiológicos, psicopatologia, neurobiologia, modelos animais, tratamentos farmacológico e psicoterápico, suicídio, entre outros, trazendo o que há de mais atual sobre o tema.

Este livro é uma parceria da Artmed Editora com a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

Sobre os autores:

João Quevedo Psiquiatra. Doutor em Ciências Biológicas – Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Titular de Psiquiatria da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Pesquisador 1A do CNPq. Diretor Acadêmico do PROPSIQ.

Antônio Geraldo da Silva Psiquiatra. Especialista em Psiquiatria e em Psiquiatria Forense pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP-AMB-CFM). Doutoramento em Bioética pela Universidade do Porto – CFM. Presidente da ABP. Professor de Psiquiatria do HUCF – Unimontes. Médico Psiquiatra da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Diretor Acadêmico do PROPSIQ.

Comentário do Especialista:

Antonio Egidio Nardi Professor Titular de Psiquiatria, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

“O livro Depressão: teoria e clínica, organizado por João Quevedo e Antônio Geraldo da Silva, traz aos leitores uma visão científica e clínica desse diagnóstico complexo e muitas vezes negligenciado. Os organizadores desta obra reuniram pesquisadores e estudiosos para nos apresentarem os principais pontos científicos e atuais do conhecimento a respeito do transtorno.

Este livro, dividido em 20 capítulos, aborda temas como diagnóstico, história do conceito, dados epidemiológicos atualizados, psicopatologia, neurobiologia, modelos animais, tratamentos farmacológico e psicoterápico, eletroconvulsoterapia, estimulação magnética transcraniana, psicoeducação, suicídio, depressão na infância e na senectude, entre outros, que demonstram a atualidade da obra e o cuidado dos organizadores, que se traduzirão no sucesso do livro.”

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...