quinta-feira, 16 de abril de 2009

Psicologo??? Psiquiatra??? Tire suas dúvidas...

Quem atende os doentes?

1 – QUEM É O PSIQUIATRA?
O psiquiatra é o médico que faz o diagnóstico, diagnóstico diferencial e o tratamento das doenças mentais. Ele pode empregar terapias biológicas e também fazer psicoterapia. As psicoterapias mais empregadas e reconhecidas foram criadas e difundidas por psiquiatras (Freud – psicanálise -, Lacan, Yung, Melanie Klein e outros); Moreno – psicodrama; e Aaron Beck - terapia cognitiva.


2 – QUEM É O PSICÓLOGO?
O psicólogo é um profissional com formação no curso superior de Psicologia. Ele atende pessoas com algum tipo de sofrimento na área afetiva, emocional, de relacionamento, pessoal, orientação educacional, de relações humanas, trabalhos em RH, psicologia institucional, aplicações de testes psicológicos. É também responsável por tratar pessoas que não apresentam nenhum problema específico, mas querem refletir sobre alguns aspectos da sua vida ou simplesmente se conhecerem melhor.
Os psicólogos que fazem psicoterapia têm que estar inscritos no Conselho Regional de Psicologia, órgão cuja finalidade é orientar, disciplinar fiscalizar o exercício profissional de psicólogo. Ele não é um médico, portanto não poderá prescrever medicações às pessoas que o procuram. Seu trabalho é ouvir as pessoas e ajudá-las a buscar recursos para lidar melhor com suas dificuldades.


3 – O QUE É PSICOTERAPIA OU TRATAMENTO PSICOLÓGICO?
A psicoterapia é uma abordagem feita pelo psiquiatra ou psicólogo com formação em psicoterapia por meio de métodos verbais (fala) ou não verbais (expressão corporal, trabalhos com o corpo), de problemas de natureza emocional ou de relacionamento. A terapia possui como objetivo remover, modificar ou retardar sintomas psicológicos ou psicossomáticos, aliviando assim o sofrimento do indivíduo e o ajudando a relacionar-se melhor consigo mesmo e com as outras pessoas.
É importante ressaltar que todo assunto tratado durante a sessão é confidencial e ficará restrito ao psiquiatra ou psicólogo e ao paciente.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...