quarta-feira, 22 de abril de 2009

O que é Depressão?

O que é a doença

SINAIS DA DEPRESSÂO
Tristeza profunda na maior parte do tempo
Perda de interesse ou de prazer nas atividades do dia-a-dia
Alteração do apetite (perda ou ganho de peso, mesmo sem estar em dieta)
Insônia ou aumento do sono
Agitação
Perda da energia e cansaço
Sentimento de culpa
Dificuldade de concentração e indecisão
Pensamentos de morte e até tentativas de suicídio
* Caso você apresente alguns desses sintomas por mais de duas semanas, é possível que tenha depressão. Para o diagnóstico preciso, procure um especialista
Para fugir da depressão

Saúde
Faça exercício físico diariamente. De preferência, ao acordar, por uma hora. Escolha a atividade física que lhe dá mais prazer. A atividade física regular aumenta a produção de betaendorfinas, substância que dá sensação de bem-estar e disposição.
Evite ingerir substâncias estimulantes. Entre elas, café, refrigerante, chocolates e derivados do cacau, chá mate e preto, guaraná em pó. A cafeína provoca hiperatividade cerebral, altera as fases do sono, causa irritabilidade e estresse.
Não consuma bebida alcoólica quando estiver em tratamento. Em outras ocasiões, beba no máximo uma vez por semana. De preferência bebidas fermentadas, como cerveja, vinho e champanhe. O intervalo de uma semana entre o consumo de bebidas permite o reajuste das funções do cérebro.
Procure não fumar. Além dos prejuízos para o pulmão e coração, a nicotina modifica o humor.

Alimentação
Coma frutas e verduras frescas com freqüência. Além de fonte de vitaminas, elas contêm o triptofano, substância fundamental para a produção de serotonina. As fibras também melhoram o desempenho intestinal, muitas vezes prejudicado pelos remédios e a depressão.
Não coma alimentos pesados após as 18h. Carnes vermelhas e frituras podem prejudicar o sono. À noite, prefira lanches leves e sopas.
Beba bastante líquidos, como água e suco, que evitam a desidratação celular e melhora o metabolismo.

Sono
Tente dormir por volta das 22h30. O sono mais profundo ocorre entre as 23h e as 3h das manhã.
Acorde até as 6h. Após esse horário, aumenta a fase do sono conhecida como REM: momento em que o sono se torna constante, desvitalizador e depressivo.
Evite, até mesmo nos finais de semana, dormir horas durante o dia. Esse sono não descansa. Quem tem o hábito de repousar depois do almoço, deve fazer isso por no máximo 40 minutos. É o tempo suficiente para quebrar o ciclo sono/vigília.

Relaxamento
Procure tomar banho pela manhã. De preferência, morno ou frio. O choque térmico é uma ótima forma de despertar. Antes de dormir, o banho quente pode ser uma boa opção. Ele provoca vasodilatação, o que ajuda a relaxar e facilita o sono.
Fuja do excesso de informação. O estímulo auditivo e visual é excitante e causa estresse cerebral. Em casa, dê preferência para relacionamentos familiares e sociais.
Invista em lazer nos finais de semana. Saia da rotina casa/trabalho e tente resgatar a tranqüilidade e o bem-estar.
Viva com prazer. Busque atividades profissionais, esportivas e religiosas que lhe proporcionem momentos prazerosos.

Visite o médico regularmente. Inclusive o psiquiatra. A tarefa dele é que evitar que as pessoas adoeçam gravemente sem necessidade.

Fonte: Médico psiquiatra Antônio Geraldo da Silva, presidente da associação psiquiátrica de brasília

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...