quarta-feira, 6 de junho de 2012

Cuidado! A depressão pode matar

Cuidado! A depressão pode matar


As políticas públicas voltadas para a saúde mental,a importância da atenção primária e secundária para o setor e ainda, transtornos mentais como a esquizofrenia, hiperatividade, déficit de atenção, transtorno afetivo bipolar e depressão, considerada o mal do século, foram em debate no primeiro Seminário de Assistência em Saúde Mental, que aconteceu nos dias 24 e 25 de maio, em Montes Claros no auditório da OAB. O seminário trouxe à cidade profissionais renomados em diversas áreas e teve a participação de advogados e demais profissionais da área da saúde, além de alunos de graduação e pós-graduação em saúde, juristas e jornalistas.

Depressão e suicídio foram alguns dos temas abordados durante os dois dias de encontro. Quem trata do tema é o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Antônio Geraldo Silva, que afirma que em 2020, a depressão será a segunda causa mundial de morte, superada apenas pelas doenças cardiovasculares. Outro dado importante é que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, aproximadamente, 340 milhões de homens e mulheres sofrem de depressão em todo mundo.

A depressão, segundo estudos, pode provocar modificações no sistema neuroendócrino e imunológico do paciente. Há uma correlação de muitas doenças físicas com manifestação de depressão, como também o contrário. O problema pode acompanhar uma variedade de doenças neurológicas (Epilepsia, Parkinson, Alzheimer), psiquiátricas (abuso de álcool e outras substâncias, Transtorno Obsessivo Compulsivo, pânico, fobias) e médicas (hipotireoidismo, AIDS, câncer, dor crônica, Lúpus eritematoso sistêmico, entre outras).

Os especialistas afirmam que, não só quem tem depressão corre maior risco de sofrer infarto, mas quem teve um episódio de infarto também está mais propenso a apresentar um episódio depressivo. É uma via de mão dupla, que geralmente acontece com cerca de 30% a 40% dos pacientes. A taxa de mortalidade para os pacientes que sofreram infarto e tem depressão é maior do que os que não são depressivos. Além disso, pessoas deprimidas tendem a negligenciar o autocuidado, prestam menos atenção à dieta e têm menos motivação e energia para praticar exercícios regulares.

Esse é o caso da dona de casa Edna Maria, 58 anos, que enfrenta, há 15 anos o fantasma da depressão.

-Antes eu gostava de sair, conversar com os amigos, ajudava meu marido no comércio e cuidava dos afazeres doméstico com prazer. Mas desde que meu filho do meio mudou e o mais velho começou a beber, passei a sentir uma tristeza profunda, vontade de ficar apenas deitada na cama. Nem televisão eu gosto de assistir, relata dona Edna.

Essa falta de interesse e de motivação para participar de atividades profissionais e sociais rotineiras transforma dramaticamente o cotidiano dos pacientes e dos que os cercam.

-Eu vejo que meus filhos, principalmente o mais novo, sofre muito com o meu problema. Tempos atrás eu estava pior, depois que eu comecei a fazer o tratamento, tomando medicamentos e fazendo terapia, comecei a ficar melhor. Só que ainda é muito difícil encarar o dia a dia. Sem os antidepressivos não dá. Na clínica onde fiquei internada, conheci algumas pessoas que, ao saírem acabaram se matando. É uma doença difícil de explicar, mas só sei que é muito triste.

E as estáticas, nem sempre oficiais, comprovam que a depressão, de fato, muitas vezes pode levar ao suicídio.

-Dos pacientes com depressão, de 10% a 15% cometem suicídio. Por questões éticas, a imprensa não noticia casos de suicídio, poucas são as informações que se tem sobre o assunto no Brasil, avalia o psiquiatra Antônio Geraldo Silva.

O seminário permitiu não apenas o tema de todos os temas relacionados e co-relacionados com a saúde mental, como será uma oportunidade para que profissionais da saúde, de direito e de educação, bem como os acadêmicos de cada área, se atualizem.
- O nosso objetivo é levar conhecimento para um maior número de pessoas, por isso será gratuito e aberto para todos, finaliza o presidente da ABP.

FONTE: http://www.onorte.net/noticias.php?id=38649

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...