quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Sobrinha revela que Chico Anysio sofria de depressão há 25 anos



Em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo nesta terça-feira (14), a psiquiatra Analice Gigliotti, sobrinha de Chico Anysio, revelou que o humorista se tratou contra depressão durante 25 anos. No ano passado, já com a saúde debilitada, Chico gravou um depoimento apresentado no Congresso Brasileiro de Psiquiatria, que lançou uma campanha contra o preconceito em torno da doença e do uso de medicamentos.

No depoimento, concedido ao psiquiatra Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Chico falou sobre o impacto da doença em sua vida: " A depressão era "um demônio, um gás letal, ela entra e a pessoa não sente que está deprimida. Os outros é que descobrem".

O humorista, que morreu em março deste ano, também destacou a importância do uso de antidepressivos. "Depressão é um quadro que só se controla com remédio. O antidepressivo acertou a minha vida.

A psiquiatria é fundamental como o ar que eu respiro”. "Sem os remédios da psiquiatria, eu não teria feito 20% do que fiz."Chico mostrou ainda sua indignação contra a falta de políticas públicas voltadas à população de baixa renda. "O antidepressivo arrumou a minha vida. Temos de colocar esses remédios ao alcance dos pobres". "Se é possível ajudar e curar pessoas e isso não é feito, é crime. O governo tem esse dever. Não é favor colocar os remédios psiquiátricos ao alcance dos pobres, é obrigação. É dever do governo.

Remédios psiquiátricos precisam ser gratuitos para quem precisa, assim como já acontece com os soropositivos".Chico definiu como "criminoso" o preconceito contra as doenças mentais. "Achar que ir ao psiquiatra ainda é coisa de maluco é retrato do preconceito. Depressão é uma coisa, maluquice é outra", comparou.
FONTE: Rede TV - http://www.redetv.com.br/portal/entretenimento/noticia.aspx?cdNoticia=385993&cdEditoria=111&Title=Sobrinha-revela-que-Chico-Anysio-sofria-de-depressao-ha-25-anos

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...