quinta-feira, 6 de novembro de 2014

O convidado do "Marília Gabriela Entrevista" é o psiquiatra Antônio Geraldo da Silva, Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria.

O médico fala sobre o suicídio e como ele pode ser explicado pela ética, pelo discurso humanista e pela psiquiatria. Ele discute também a cobertura midiática de casos famosos como o do ator Robin Williams, o músico Champignon e o humorista Fausto Fanti. “Quando se faz uma glamurização desse ato ou se descreve como o ato foi feito, isso é um problema. O que deve ser feito ou falado em relação ao suicídio é no sentido de prevenção. É uma questão de saúde pública”, explica.

Antônio defende que o assunto deve ser exposto na mídia para estimular a prevenção.Ele conta que 97% das pessoas que cometeram suicídio eram portadoras de algum tipo de distúrbio mental e afirma que é necessária a criação de um sistema de saúde acolhedor e vigilante para cuidar de pacientes que apresentam essa tendência. “50% das pessoas que cometeram suicídio chegaram a procurar, semanas antes, algum profissional de saúde para pedir socorro”.
Fonte: http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/o-psiquiatra-antonio-geraldo-conversa-com-gabi-sobre-transtornos-que-levam-ao-suicidio.htm





0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...