terça-feira, 11 de setembro de 2012

Ação estimula valorização da vida

Ação estimula valorização da vida

Deixar o tabu de lado e conversar sobre o assunto. Na tentativa de orientar a população de Fortaleza e ajudar a salvar vidas, profissionais, estudantes e pesquisadores do Projeto de Apoio à Vida (Pravida) realizaram, ontem, na avenida Beira Mar, a III Caminhada Pravida. Com a ação, turistas e fortalezenses que passaram pelo ponto de concentração, na Praça dos Estressados, foram esclarecidos sobre as possibilidades de prevenção do suicídio.Conforme dados do Projeto, no Nordeste, na última década a taxa de suicídios aumentou 130%. Dentre as Capitais, Fortaleza é a Cidade nordestina com as maiores taxas de suicídio. “Por isso é fundamental falarmos sobre o tema. Quando tratamos da questão temos a possibilidade de orientar as pessoas. Muitas deixam de morrer em função do trabalho de assistência e esclarecimento”, defendeu o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Antônio Geraldo da Silva.
De acordo com o psiquiatra, o tema deve ser encarado como um problema de saúde pública. Toda vez que alguém tenta suicídio, segundo o médico, o Estado deveria obrigatoriamente, ser avisado para que, automaticamente, esta pessoa fosse obrigada a entrar em um sistema ambulatorial de tratamento. Porém, a realidade é bem diferente, já que as políticas de prevenção ao suicídio ainda são inadequadas, conforme o profissional. “Quando há qualquer tentativa de suicídio, nos três meses posteriores a possibilidade de um nova tentativa é de 90%. Sabendo disso temos como agir diante de quem precisa de ajuda. Não podemos ser negligentes”, argumentou. No âmbito nacional, ambulatórios como o Pravida, projeto que agrega acadêmicos de Medicina e Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), no serviço de atenção especializada às pessoas que tentaram o suicídio, destacam-se na concretização das ações, que deveriam se executadas pelo poder público, segundo o representante da ABP.
ESCLARECIMENTOS
Para a auxiliar administrativa Jacira Ferreira, que aproveitou a manhã de domingo para passear na praia, a caminhada que fez referência ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, celebrado hoje, foi um momento esclarecedor. “Eu sou muito curiosa, sempre gosto de ter informação. Quando meu chefe chegou com os panfletos quis saber mais sobre o assunto. Com as conversas compreendi o quanto é importante debater esse tema”, contou. E é esta a intenção do movimento, conforme o coordenador do Pravida, psiquiatra Fábio Gomes de Matos, desmistificar o assunto e ajudar a disseminar as iniciativas de assistência. De acordo com ele, a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, o abuso de substâncias e o transtorno de personalidade, são perturbações potencialmente causadoras de suicídio é devem ter atenção especial. No Pravida, em funcionamento desde 2005, cerca de 1.400 pessoas já foram atendidas. Atualmente, 20 pacientes têm tratamento semanal e outros 20 são atendidos a cada 15 dias. Durante o tratamento, a formação de vínculos e participação da família são fundamentais, segundo o médico, para que o paciente sinta-se amparado e possa apresentar resultados positivos.
ENCAMINHAMENTOS
Dos encaminhamentos que o Pravida recebe, Fábio explicou que, eles derivam da busca ativa feita diariamente no Instituto Doutor José Frota (IJF), dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), do Programa de Saúde da Família (PSF) e também recebe a demanda espontânea.
Apesar da importância do tratamento, que segundo o médico, deverá ser expandido para outros núcleos (Unifor, Centro Universitário Christus e Hospital Geral de Fortaleza) nos próximos períodos, esse mecanismo ainda não recebe a devida importância no Município.“Como não temos um política pública municipal neste âmbito, se procurarmos nos Caps não são responsáveis por este atendimento. Não tem uma definição das responsabilidades nem do referenciamento, não se sabe quem vai encaminhar para quem. Isto precisa ser mudado urgentemente”, alertou.

Fonte: O Estado - CE
http://www.oestadoce.com.br/index2.php?acao=noticias&subacao=ler_noticia&cadernoID=22&noticiaID=76826

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...